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Id:306 - (840)
Autor:Orichio, Ana Paula Carvalho; Santos, Tânia Cristina Franco; Almeida Filho, Antonio José de; Lourenço, Lucia Helena Silva Corrêa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mulheres para a Marinha do Brasil: recrutamento e seleção das primeiras oficiais enfermeiras (1980-1981)^ipt.
Fonte:Texto & contexto enferm;21(04), out./dez. 2012. .
Resumo:Estudo histórico-social, qualitativo, cujos objetivos foram descrever o processo de recrutamento e seleção de oficiais enfermeiras para o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha do Brasil, e analisar o processo de incorporação do habitus militar pelas enfermeiras aprovadas no concurso, durante o curso de formação. Utilizaram-se documentos escritos e depoimentos orais de quatro enfermeiras que compuseram a primeira turma. Os dados, coletados de janeiro a outubro de 2010, foram organizados, classificados e analisados conforme o método histórico e à luz dos conceitos de habitus e campo de Bourdieu. Evidenciou-se que o processo de formação das primeiras oficiais enfermeiras comportou a rigorosa incorporação de determinações distintas e distintivas relativas ao comportamento requerido para uma oficial, especialmente no que se referia às interdições que reafirmavam o poder masculino. Concluí-se que a incorporação do habitus militar, mediante o aprendizado de símbolos e gestos militares demarcou a construção da identidade da enfermeira militar. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem Militar
História da Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000400011

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Id:217 - (566)
Autor:David, Helena Maria Scherlowski Leal; Acioli, Sonia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mudanças na formação e no trabalho de enfermagem: uma perspectiva da educação popular e de saúde^ipt / Changes in work and nursing education a perspective of popular and health education
Fonte:Rev. bras. enferm;63(1):[127-131], jan.-fev. 2010. .
Resumo:Trata-se de uma discussão sobre a relação entre os pressupostos da educação popular e saúde e o trabalho e a formação em enfermagem. O texto possui três partes: apresentação do campo da educação popular, com breve histórico e demarcação de alguns pressupostos teórico-metodológicos; discussão dos desafios pedagógicos no trabalho e na formação, com base na proposta pedagógica desenvolvida na FENF/UERJ; e reflexão sobre a potencialidade da inserção de aspectos teórico-metodológicos da educação popular nos currículos de graduação em Enfermagem para o fortalecimento da perspectiva crítico-reflexiva na formação, para dar respostas aos desafios da realidade sanitária, e para o reconhecimento da dimensão pedagógica no trabalho de enfermagem, com vistas ao avanço democrático do Sistema Único de Saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000100021&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:199 - (531)
Autor:Renovato, Rogério Dias; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As identidades dos enfermeiros em cenários de mudanças curriculares no ensino da enfermagem^ipt / The identities of nurses in scenarios of changes in the curriculum of nursing education
Fonte:Trab. educ. saúde;7(2):[231-248], jul.-out. 2009. .
Resumo:As discussões sobre o currículo de enfermagem remontam o início do século XX, trazendo tentativas de reorganizar o ensino desta área. Asprimeiras escolas tiveram o ambiente hospitalar e o modelo biomédico como aporte para o ensino e a assistência.Com a expansão da assistência médicohospitalar, afloraram os discursos da enfermagemcomo profissão comprometida com a ciência. Por muitos anos, predominou uma formação tecnicista,com aprimoramento da atenção curativa levando ao descompasso com as necessidades de saúde da população. Com o ideário da Reforma Sanitária nos anos 80, a enfermagem procurou articular as dimensõesclínicas e epidemiológicas sob a perspectiva do coletivo, culminando na adoção de novas matrizescurriculares. Em 2001, a publicação das diretrizes curriculares preconizou uma formação generalista,humanista, crítica e reflexiva. Porém, as leituras eos significados sobre as propostas das diretrizes podemsofrer interferências locais, produzindo discussões,resistências e enfrentamentos, compondo outras subjetividades acerca desse profissional.Assim, nossa proposta é articular a (re)construção das identidades dos enfermeiros contemporâneosem cenários de propostas e mudanças curriculares nos cursos de graduação em enfermagem, procurandocompreender como o passado das matrizes curriculares foi/é trazido para o presente a fim de produziroutras e novas subjetividades.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Currículo
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=246

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Id:107 - (117)
Autor:Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Kurcgant, Paulina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação profissional do técnico de enfermagem: uma análise histórica e ético-legal no contexto brasileiro^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;17(1):108-113, jan.-mar. 2004. .
Resumo:O objetivo deste trabalho foi o de analisar a trajetória da formação profissional do técnico de enfermagem no Brasil a partir de um estudo bibliográfico com o propósito de mostrar as transformações que ocorreram, desde o surgimento desta categoria profissional até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Ensino Fundamental e Médio
Legislação de Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.unifesp.br/denf/acta/



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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